Conhecendo o Trapiche Barnabé - Salvador, BA

A matéria Oficina de Projeto IV disponibilizou o Trapiche Barnabé situada no centro da cidade de Salvador para o desenvolvimento de um CAPS junto com um ambiente escolhido pelo aluno. Através de visitas pude perceber que é uma área de moradores de rua e usuários de drogas, portanto o projeto inicial é um CAPS Álcool e Drogas junto com um Mercado de Arte que vai servir de comércio para venda de produtos feitos pelos próprios pacientes na instituição. 


O Trapiche
Imagem: http://www.olabahia.com.br/2015/10/16/trapiche-barnabe-recebe-primeira-edicao-do-biergarten-salvador/



Salvador era um dos portos mais importantes da América do Sul, devido o intenso tráfego de navios que paravam na cidade e passavam pela região em direção a outras localidades. No auge do comércio marítimo não era permitido construção de indústrias no Brasil, tudo que se consumia no país era importado, trazido em navios pela Baía de Todos os Santos e distribuídos em cerca de 429 trapiches que serviam como grandes armazéns para o comércio local.  
O Trapiche Barnabé é uma das edificações mais antigas da cidade, construído por volta do século XVII na Rua do Pilar que era a principal via de acesso ao Porto de Salvador e era onde existiam os principais trapiches para armazenamento de produtos referente à importação e exportação de Portugal.
A edificação foi construída ainda quando o mar chegava aos limites da Av. Jequitaia, mas com necessidade de ampliação do porto, grande parte do Comércio foi aterrada, por isso o nível da edificação é superior aos edifícios vizinhos. 
A economia do Brasil era desenvolvida a partir da comercialização de produtos como café, açúcar, tabaco e outros materiais de grande cobiça na Europa. Porém, os Trapiches perdem o uso quando galpões são construídos no Porto, perdendo assim sua função econômica. O Trapiche Barnabé continua funcionando por um período, mas fecha suas atividades com o descaso e degradação do prédio.
Hoje os trapiches servem como grandes atrativos para reutilização, pois são espaços amplos, podendo ser transformados em estacionamentos, museus e até condomínios de luxo, adquiridos através de leilões produzidos pela União.

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